Da inércia da pandemia às alegrias da yoga

O isolamento social que já perdura há mais de um ano, exigiu e muito da nossa capacidade mental e também, da capacidade física. Mesmo você, que nunca foi de se exercitar, com certeza nesses mais de 365 dias, sentiu falta de andar no shopping, ir em um rolê, ou só exercitar o abraço entre amigos.

E sei que parece bobo pensar em capacidade física dessa forma, mas essa versão emocional dela também é importante. Nossos sofrimentos são sempre sentidos no corpo, e mesmo que mínimos, é essencial ter esse cuidado. 

É por isso que hoje venho aqui falar um pouco da yoga, uma alternativa de escape para o autocuidado em meio ao caos.

A yoga é uma prática milenar que começou no Oriente Médio, lá na Índia, há mais de 7 mil anos. E apesar de velhíssima, até hoje é um exercício muito procurado no mundo inteiro e o melhor dela é que: você não precisa de nada além do seu corpo.

Além dela ser acessível, a yoga também traz muitos benefícios para a nossa qualidade de vida, que vão além da capacidade física, ajudando a combater a depressão, ansiedade e doenças imunológicas. 

Agora se explica o hype inabalável dela, né?

E se você é alguém que pensa em yoga e associa imediatamente com “meditação” já imaginando onde esse texto vai dar, você pensou errado. Mas também, pensou certo. 🧘‍♀️


A verdade é que existem vários formatos de yoga, desde a meditação, até a yoga power, que pode até ser mais pesada do que aqueles exercícios dos marombas de plantão.

Eu mesma, não sou muito fã de ficar meditando e me apaixonei pela yoga justamente pela sua capacidade de abrir novos horizontes para o corpo. Isso porque sempre fiquei boba com os movimentos assistindo as Olimpíadas na TV e vendo como as ginastas se alongavam nas acrobacias; também sempre gostei muito da capoeira, com os chutes imensos que os jogadores davam. 

Talvez você ainda não consiga visualizar qual é o melhor formato para você e por isso deixo aqui uma lista com algumas modalidades:

  • Hatha: uma das yogas mais tradicionais, é focada no condicionamento e fortalecimento físico, e aumento da flexibilidade;
  • Vinyasa: parecido com uma coreografia de dança, foca nos movimentos fluídos, na consciência corporal e na respiração;
  • Kundalini: trabalho espírito-mental e contemplativo, através dos exercícios mais lentos;
  • Raja: mais próxima à meditação, foca muito no emocional e no trabalho de posturas simples, priorizando a mente;
  • Iyengar: foca na permanência das posturas e no trabalho do equilíbrio corporal, para o equilíbrio mental;
  • Power: sequências semelhantes à Hatha Yoga mas com foco maior na rapidez dos movimentos e no fortalecimento físico.

Aqui em cima, tem vários formatos que você pode pesquisar por conta própria, mas eu preciso te falar de uma pessoa maravilhosa desse mundo da yoga, a Pri Leite.

Lembra quando falei que você pode praticar yoga em qualquer lugar? A Pri também acredita nisso, e foi pensando nessa acessibilidade para as pessoas que não podem frequentar um estúdio de yoga, que ela criou seu canal no YouTube.

O canal se chama Pri Leite Yoga, e começou com as gravações dentro da sua própria casa, junto da sua doguinha Sky, que muitas vezes participava dos exercícios. Hoje, o canal já tem um estúdio de gravação próprio e é a maior plataforma de yoga do Brasil, com mais de 1 milhão de inscritos no YouTube.

A Pri agora também é proprietária da Yoga Co., um aplicativo com vários conteúdos sobre yoga, meditação e vivência enquanto yogis. E caso você deseje conhecer e apoiar o trabalho dela, vale muito a pena dar uma olhada no site.

E se você acha que chegou tarde no rolê e vai ter que pagar para fazer yoga, que nada! 🤗

Todas as semanas a Pri continua soltando aulas gratuitas no seu canal, além de montar um cronograma mensal das práticas para quem se inscreve na sua lista de email. E te falo viu, o cronograma vale muito a pena e você ainda ganha de bônus, vários emails escritos por ela mesma, que dão um aconchego na gente.🧡

Para te incentivar a dar esse passo em direção ao autocuidado, criamos uma playlist no Youtube, com algumas práticas de yoga desenvolvidas pela Pri Leite, super leves e revigorantes, para começar ou para dias que você só quer acolher ser corpo com carinho.

Tente fazer uma e depois venha me contar como foi sua experiência. Prometo que você não irá se arrepender.

Como diria a Pri:

“Obrigada por chegar até aqui comigo,

do meu coração para o seu,

Namastê.”

1 Comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s